segunda-feira, 24 de junho de 2013

Em 06/06/12 nossa escola completou 35 anos: 

Bodas de Coral!

Dando uma volta ao passado, constatamos que a EMEI  “Professora Noêmia Cardoso Ashbar”  foi criada no  dia 06 de junho de 1977, conforme consta no Decreto Nº 5168, com a denominação de Parque Infantil Municipal Professora Noêmia de Carvalho Asbhar.
Todavia em 04 de maio de 1978, o decreto nº 5397, dá nova redação ao artigo 2º do Decreto Nº 5168, de 6 de junho de 1977, que passa a ter a seguinte redação: Parque Infantil Municipal Professora Noêmia Cardoso Asbahr. Nesta época o prefeito era o Sr. Dr. Francisco Amaral e a secretária de educação a Professora Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano.

A Patrona da EMEI, a professora Noêmia Cardoso Asbahr  nasceu no dia 26 de novembro de 1898 e faleceu em 21 de março de 1977,  em Campinas-SP.Foi uma merecida homenagem, pois a professora  Noêmia Cardoso Asbahr  dedicou 43  anos de sua vida à educação.
Noêmia era uma professora apaixonada pela arte e isso ela sabia traduzir muito bem para os alunos, pois a medida que “pesquisava livros de poesias e cadernos de canções” ela adequava a linguagem para as que as crianças pudessem compreender e representar nos palcos do teatro Municipal. Os ensaios ocorriam após o dia de trabalho como diretora, onde os alunos se reuniam no inicio da noite. Ela também pensava os figurinos, as decorações dos palcos, os penteados e até os detalhes mais inusitados.
Em 1977, o Parque Infantil Municipal Professora Noêmia de Carvalho Asbhar tinha 3 turmas, na época, denominadas como: Infantil A, Maternal A e Maternal B, totalizando uma média de 53 alunos
No ano de 2011  a EMEI teve 161 alunos matriculados, distribuídos nas duas salas de período integral e quatro salas de período parcial, sendo duas do  período da manhã e duas do período da tarde.
(Texto: Elenir Santana Moreira e Odete Aparecida Modesto Silvestre)


Seguindo o exemplo da patrona da escola, a equipe planejou em 2012 trabalhar com um dos mais premiados pintores pernambucanos da atualidade: Romero Britto
Foram feitas várias reproduções e releituras de suas obras, onde as crianças puderam conhecer e admirar esse talentoso artista brasileiro.






O projeto foi finalizado com a decoração de Natal da escola.





Nenhum comentário: